outubro 25, 2011

A LÓGICA DA BATATA

Qual é efectivamente a importância das batatas?

Focando-nos no tema –BATATA, de imediato remetem-nos para alguns tópicos:

(BIO)DIVERSIDADE genética.

AGRICULTURA / ECONOMIA – A agricultura é um sector de actividade económica que enfrenta sempre grandes problemas nas políticas económicas e sociais nacionais e internacionais dos países. Em termos de mercado, actualmente, a procura mundial de produtos transformados leva ao crescimento da indústria de produtos derivados transformados e desidratados na qual a batata também se inclui.
Os seus ciclos curtos (15 semanas) e a produção em grande escala com elevadas produtividades são vantagens que reduzem a competitividade com outras culturas.

NUTRIÇÃO – A batata é considerada uma das culturas mais importante na dieta alimentar mundial apontada pela FAO como contribuição potencial na luta contra a fome e a pobreza.
Em Portugal, veio substituir a castanha na dieta alimentar diária, há pouco mais de um século.

GASTRONOMIA / TURISMO / CULTURA – detentora de um manancial cultural a batata é promotora de lugares, regiões e países. As famosas batatas a murro, a batata frita à Inglesa, as batatas tão típicas do cozido à Portuguesa Açoriano (furnas), Tortilla de Patata Espanhola e o Bolo do Caco Madeirense (batata-doce) são algumas das iguarias a ela associadas prontas a deliciar os mais diversos paladares.

AMÉRICA de onde ela é originária (ANDES) e cultivada há mais de 8 000 anos

PORTUGAL – são os portugueses que trazem a batata-doce para a Europa. Mas curiosamente a batata na Europa começa por ter carácter ornamental só mais tarde é que entra na dieta alimentar animal e humana.


Que relação com a sustentabilidade?
 

Podemos iniciar esta relação com o fomento da AGRICULTURA BIOLÓGICA enquanto prática agrícola de maior equilíbrio com a Natureza. O recurso a técnicas tradicionais de cultivo, onde se inclui, por exemplo, o sistema de rotação de culturas é outra medida importante para evitar o esgotamento e a delapidação dos solos.
Por outro lado, a não utilização de fertilizantes diminui a concentração de Nitratos e consequentemente evita a contaminação dos aquíferos, por lixiviação destes.

PROTECÇÃO INTEGRADA substitui a Luta Química ou pelo menos reduzirá a aplicação de insecticidas no combate a pragas e doenças, diminuindo seguramente alguns efeitos secundários no ambiente e saúde humana.

GESTÃO DE ÁGUA – A questão da água na agricultura é pertinente. A principal medida de sustentabilidade é a adaptação das culturas ao meio.

Quanto às políticas europeias relaciono-a com a PAC. Dentro da Política Agrícola Comum os subsídios são atribuídos para a produção de batata-semente e a fécula de batata com cada vez maior importância na industria não-alimentar.

O actual QCA contempla verbas para o fomento da Agricultura Biológica independentemente da cultura em questão.

E, ainda, quanto à batata, podemos dizer que o próprio nome inscreve a lógica para um cultivo sustentável:
Boas práticas Agrícolas e Técnicas culturais Adequadas em Terrenos de elevada Aptidão para o seu cultivo.

Sem comentários: